Hospitalidade como Recurso Estratégico na Hotelaria: proposição de um modelo teórico-conceitual
DOI:
https://doi.org/10.21714/2179-9164.2018v15n2.002Palavras-chave:
Hospitalidade, Recurso Estratégico, RBV, Vantagem Competitiva, HotelariaResumo
Buscou-se neste estudo entender as dimensões que compõem o construto hospitalidade, no contexto da hotelaria, e sua configuração como recurso estratégico e fonte de vantagem competitiva para as empresas do setor de hospedagem. A partir da revisão da literatura sobre as Teorias da Hospitalidade, da Visão Baseada em Recursos (Resource-Based View) e da Vantagem Competitiva, propõe-se um modelo teórico-conceitual para melhor compreender e mensurar como a hospitalidade pode ser um recurso, servindo de apoio às empresas na definição de estratégias em busca de vantagem competitiva. Propõe-se que a hospitalidade, no contexto da hotelaria, é revelada por meio de seis dimensões: personalização, recepção calorosa, relacionamento especial, autenticidade, conforto e justiça de preço. Dentre as contribuições deste trabalho, destacam-se: a caracterização dos elementos que compõem/definem a hospitalidade na hotelaria, a partir da identificação das principais dimensões que a revelam; e a proposição de um modelo teórico, que permitirá o estudo empírico das correlações entre hospitalidade, recurso estratégico e vantagem competitiva.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na RevHosp concordam com os seguintes termos:
Autores detêm os direitos autorais e concedem à Revista Hospitalidade o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).