EDITORIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21714/2179-9164.2018v15n1.Editorial

Resumo

 

 EDITORIAL

Ao entrar no seu 15º ano de existência, a Revista Hospitalidade orgulha-se de várias conquistas. Em primeiro lugar, pode, com a necessária modéstia, ostentar seu pioneirismo na abordagem do tema. Hoje, outras revistas como a Rosa dos Bentos (UCS), sediada num programa de pós-graduação que também traz a hospitalidade no título, a Turismo: Visão e Ação (UNIVALI), a Turismo em Análise (USP) e mesmo a RBTUR (ANPTUR), trazem artigos que tem o conceito como palavra-chave e não raro como título.

Em segundo lugar, pode orgulhar-se de se ter mantido equidistante das abordagens parciais tanto de revistas anglófonas, que privilegiam a hospitalidade em espaço comercial, como das francófonas, que a privilegiam na abordagem sócio antropológica, ligada a temas como imigração, cidade, etc.

Em terceiro lugar, pode qualificar de bem-sucedida a missão que empreendeu de mostrar a enorme abrangência do conceito e mostrá-lo como relevante para toda e qualquer abordagem científica que contemple os temas da relação interpessoal, da virtude do bem receber e ser recebido, dos ritos realizados na cena hospitaleira e das trocas tanto utilitárias como não utilitárias.

Os títulos do presente número podem bem confirmar estas assertivas. Lá estão abordados temas como o turismo, festas, universidade, etc. Duarte e Oliveira tratam do turismo rural acessível. Pereira et al tratam a hospitalidade como vantagem competitiva na hotelaria. Barcelos Marques trata das qualidades do anfitrião hospitaleiro. Perinotto et al tratam a comunicação visual como fator de acessibilidade aos meios de hospedagem. Fernandes, Fonseca e Ribeiro examinam os atributos pessoais da cultura de hospitalidade de estudantes universitários. As festas estão presentes nas abordagens de Silveira e Miguel e de Gastal e Martins. Rômulo Duarte e outros tratam dos resultados de oficina de hospitalidade em evento no Rio de Janeiro. Rodrigues e Amorim tratam da sinalização em sítios históricos. Cleomar Gomes fala da importância das brincadeiras na hospitalidade para crianças no espaço escolar.

Outra boa notícia é que os textos faltantes, os publicados nas edições impressas dos 3 primeiros anos, foram digitalizados e devidamente incluídos no site da revista.

Neste seu 15º ano de existência, pode finalmente mostrar que todos os artigos já ostentam o DOI e o processo de inclusão em outras bases e indexadores estão a caminho, o que deve se refletir em breve na avaliação da revista pelo sistema QUALIS-CAPES.

É o momento de informar que o V.15 n2 de 2018 continua aberto e os interessados já podem enviar suas propostas de publicação.

Luiz Octávio de Lima Camargo

Cláudio José Stefanini

Editores

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio José Stefanini, PPG em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi

Programa de Pós Graduação em Hospitalidade

Downloads

Publicado

2018-08-16

Como Citar

Camargo, L. O. de L., & Stefanini, C. J. (2018). EDITORIAL. Revista Hospitalidade, 15(1), 1. https://doi.org/10.21714/2179-9164.2018v15n1.Editorial