MARKETING RELIGIOSO E HOSPITALIDADE NA “SEGUNDA MAIOR ROMARIA DO NORDESTE BRASILEIRO NO PERÍODO DA QUARESMA”

Autores

  • Ivan Rêgo ARAGÃO Instituto de Ciência e Tecnologia de Sergipe/IFS.

DOI:

https://doi.org/10.21714/2179-9164.2017v14n1.761

Palavras-chave:

Marketing Religioso, Festa, Devoção, Bem receber, Senhor dos Passos

Resumo

A Festa do Senhor dos Passos considerada como uma das maiores romarias do nordeste brasileiro no período da Quaresma, intriga por dois aspectos: mesmo com pouca divulgação, a comemoração recebe um público três vezes maior que a população da cidade durante os três dias e como o morador acolhe essa população flutuante. Nesse contexto, o presente artigo expõe os aspectos do marketing religioso no que tange a divulgação, produção, bem como, infraestrutura para bem receber os visitantes que participam da Festa de Nosso Senhor dos Passos em São Cristóvão-Sergipe. O estudo se propôs através do aporte teórico conceitual, pesquisa de campo para aplicação de questionários e observação direta da celebração cristã, perceber como o devoto/fiel/penitente/promesseiro é informado, se desloca, alimenta e hospeda durante o período da festa e a visão de acolhimento realizada pelos moradores nesse período. A partir dos resultados da prática de pesquisa se constatou que a cada edição da festa, é notória a preocupação por parte dos moradores em bem receber os devotos e visitantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Rêgo ARAGÃO, Instituto de Ciência e Tecnologia de Sergipe/IFS.

Professor de Turismo no Instituto de Ciência e Tecnologia de Sergipe/IFS; Mestre em Cultura e Turismo (Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Especialista em História e Cultura do Brasil. (UGF)

Downloads

Publicado

2017-11-17

Como Citar

ARAGÃO, I. R. (2017). MARKETING RELIGIOSO E HOSPITALIDADE NA “SEGUNDA MAIOR ROMARIA DO NORDESTE BRASILEIRO NO PERÍODO DA QUARESMA”. Revista Hospitalidade, 14(1), 01–17. https://doi.org/10.21714/2179-9164.2017v14n1.761