O CENÁRIO DA FORMAÇÃO SUPERIOR EM GASTRONOMIA NO BRASIL

Autores

  • Silvia Regina CABRAL Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Francisco Antônio dos ANJOS UNIVALI
  • Regina Celia Linhares HOSTINS Pós-Graduação\UNIVALI e coordena o grupo de Pesquisa pelo CNPq e CAPES.

DOI:

https://doi.org/10.21714/2179-9164.2017v14n1.750

Palavras-chave:

Ensino superior, Formação Profissional, Gastronomia, Restauração Gestão em serviços.

Resumo

Resumo:

A expansão da formação profissional na área de gastronomia no país é uma realidade. Este artigo apresentará a oferta existente de cursos superiores na área, suas modalidades, o grau e respectivas localizações geográficas, na última década. Utilizou-se  a pesquisa de caráter exploratório, de base documental, cujas fontes foram o Portal e-Mec do Ministério da Educação, de acesso público, e as páginas on line dos cursos. Após este levantamento, elaborou-se uma ficha para a validação das informações com os gestores e\ou coordenadores dos respectivos cursos. Como resultado, obteve-se 187 cursos cadastrados, sendo confirmadas as informações de 138 cursos, caracterizando-se o primeiro filtro. Buscou-se, no período de vestibular e outros processos seletivos\2016, nas páginas on lines, identificar a oferta ou não destes, caracterizando-se como segundo filtro. Identificou-se que 151 cursos foram ofertados em 2016, sendo na modalidade presencial, 128 cursos em tecnologia, 09 cursos de bacharelado e na modalidade à distância, 14 cursos de tecnologia, com predominância de oferta na iniciativa privada, com ou sem fins lucrativos. A distribuição geográfica destes dar-se nas regiões norte, centro-oeste, sul, região sudeste e na região nordeste, prevalecendo a oferta no grau em tecnologia no estado de São Paulo e no grau de bacharelado em Santa Catarina. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Regina CABRAL, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Possui graduação em Filosofia Ciências E Letras pela Faculdade de Filosofia Ciencias E Letras do Vale do Itajaí (1984), graduação em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (1996) e mestrado em Planejamento E Gestão do Turismo E da Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (2000). Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Itajaí, respondendo pela Coordenação do Curso Superior de Turismo e Hotelaria e Gastronomia - Univali-Balneário Camboriú. Tem experiência na área de Turismo com ênfase em Turismo Público e Eventos, atuando principalmente nos seguintes temas: hotelaria, eventos, turismo e marketing.

Downloads

Publicado

2017-08-29

Como Citar

CABRAL, S. R., ANJOS, F. A. dos, & HOSTINS, R. C. L. (2017). O CENÁRIO DA FORMAÇÃO SUPERIOR EM GASTRONOMIA NO BRASIL. Revista Hospitalidade, 14(1), 01–21. https://doi.org/10.21714/2179-9164.2017v14n1.750