A Ludicidade Assentida — Algumas Reflexões Sobre a Importância do Brinco, Logo Existo na Vida Escolar

Autores

  • Cleomar Ferreira Gomes Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.21714/1807-975X.2016v13nEp0111a

Palavras-chave:

Ludicidade. Desenvolvimento Humano. Escolarização

Resumo

O texto que ora se apresenta, se orienta pelas lentes da ludicidade na tentativa de enxergá-la como um fenômeno da corporeidade, como acentua o etologista austríaco Konrad Lorenz, ou como uma linguagem cada vez mais presente nos espaços de produção dos serviços, das informações, e das comunicações, como faz a publicidade. Em todos os estágios de desenvolvimento humano ao longo de sua história, e mais fortemente nos espaços de escolarização de crianças pequenas, a ludicidade, pela via de jogos e brincadeiras tem sempre um lugar de destaque. A opção de privilegiaros eventos corporais lúdicos, assinala as marcasqueo corpoexperimenta, endereçadas ao ensino dessas linguagens que se traduzam num design demovimentos,coreografias, musicalização e modelagens corporais, que por tradição se constituiu um estorvo ao trabalho “excessivamente” intelectivo da escola. Os dados desse ensaio revelam-nos uma ludicidade interpretada, assentida e administrada como arrimo aos ritos do trabalho escolar que mais frequentemente as instituição de ensino tentam se impregnar. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleomar Ferreira Gomes, Universidade Federal de Mato Grosso

Professor-pesquisador da Universidade Federal de Mato Grosso. Líder do GEPCOL - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Corporeidade e Ludicidade. Professor da Faculdade de Edducação Física e nos Programas de Mestrado e Doutorado, em Educação e Educação Física.

Downloads

Publicado

2016-11-24

Como Citar

Gomes, C. F. (2016). A Ludicidade Assentida — Algumas Reflexões Sobre a Importância do Brinco, Logo Existo na Vida Escolar. Revista Hospitalidade, 13, 01–11. https://doi.org/10.21714/1807-975X.2016v13nEp0111a