Realidade Aumentada no Turismo: Estudo do Jogo Pokemón Go

Autores

  • Adriely Andrade e Souza Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Graziela Scalise Horodyski
  • Mirna de Lima Medeiros

DOI:

https://doi.org/10.21714/1807-975X.2016v13nEp0121

Palavras-chave:

Turismo, Realidade Aumentada, Jogos, Pokémon GO, Ponta Grossa-Paraná.

Resumo

A realidade aumentada e os jogos eletrônicos surgem como a possibilidade do turista realizar uma nova forma de turismo podendo ter uma interatividade virtual nos locais reais. Sendo assim o presente trabalho teve como objeto de estudo o jogo Pokémon GO o qual utiliza tal tecnologia. Objetivou-se analisar a interação do indivíduo com os espaços urbanos a partir do jogo com vistas a apontar possibilidades de utilização do jogo para auxiliar no turismo. Para tal fim, a metodologia empregada foi à qualitativa exploratória, por meio de entrevistas com jogadores de Pokémon GO. Como resultados observa-se que a tecnologia utilizada pelo jogo pesquisado propicia a experiência no destino turístico pela própria comunidade e por turistas, sendo assim estimulando a visitação turística.

Palavras-chave: Turismo; Realidade Aumentada; Jogos; Pokémon GO; Ponta Grossa-Paraná.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriely Andrade e Souza, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Estudante do curso Bacharelado em Turismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa, com participação no Programa de Formação e QualificaçãoInternacional em Hotelaria e Turismo, pela CAPES na Espanha. Participação no projeto de Pesquisa 
Hospitalidade e controle de visitantes no Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais; participação do Projeto de Extensão Campos Gerais Saiba Mais; Participante do Programa de Tutoria Discente.

Graziela Scalise Horodyski

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2014), Mestre Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (2006) e Bacharel em Turismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2002). Líder do Centro de estudos em gestão estratégica de marketing em Turismo (MarkTur/UEPG). Professora e pesquisadora do Departamento de Turismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa e do Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Paraná-Mestrado. Segue a linha de pesquisa intitulada O consumo turístico nos destinos Campos Gerais e Rotas do Pinhão Curitiba e Região Metropolitana, no estado do Paraná.

Mirna de Lima Medeiros

Professora Adjunta no curso de Turismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); é Líder do Centro de estudos em gestão estratégica de marketing em Turismo (MarkTur/UEPG) e Pesquisadora do Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas (GPublic/ USP) e do Grupo de Pesquisa Ordenação Territorial e Competitividade em Turismo (UEPG). Doutora em Administração de Organizações da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (FEA-RP/ USP). Especialista em Gestão Pública pela Escola Técnica e de Gestão da Universidade de São Paulo. Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Administração de Organizações da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (FEA-RP/ USP). Graduada em Turismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Atuou na Território - Empresa Júnior de Turismo da UFMG e em outras empresas da área de Turismo. Realizou dois intercâmbios, um pelo Rotary para Dinamarca (2002-2003) e outro acadêmico por meio do Programa Escala Estudantil do Grupo Montevidéu no Paraguai (2007). Possui conhecimentos avançados em Inglês e Espanhol e básicos em Dinamarquês.

 

Downloads

Publicado

2016-11-24

Como Citar

Souza, A. A. e, Horodyski, G. S., & Medeiros, M. de L. (2016). Realidade Aumentada no Turismo: Estudo do Jogo Pokemón Go. Revista Hospitalidade, 13, 01–21. https://doi.org/10.21714/1807-975X.2016v13nEp0121