O Jogo Pokémon Go e as Características que o Tornam um Potencial Promotor de Vendas em Negócios De Turismo E Alimentos E Bebidas

Luiz Gonzaga Assumpção Carvalho, Gilberto de Araújo Guimarães

Resumo


Surgidos na década de 1970, os jogos eletrônicos disseminaram-se de forma crescente pelo mundo e seus adeptos já chegam a centenas de milhões de jogadores. Dentro deste cenário o surgimento do jogo Pokémon Go constituiu-se como um fenômeno a parte, tanto pela tecnologia empregada – a realidade aumentada direcionada a smartphones – como pelos números recordes de downloads ocorridos. Pela característica de retirar os jogadores dos ambientes fechados e fazê-los circular, aos milhares, por espaços públicos, tornou-se este jogo um potencial promotor de vendas de diversos negócios, entre eles aqueles ligados ao turismo e à oferta de alimentos e bebidas aqui focados. O objetivo deste trabalho é o de, a partir de pesquisa exploratória de natureza qualitativa, avaliar o potencial do jogo como promotor das vendas nestes negócios, assim como ilustra-lo com relatos daqueles que já empreenderam promoções com tal finalidade. Ainda que, devido à natureza recente do objeto estudado não se disponha de contabilidade ou dados que comprovem sua eficácia, observou-se que o jogo tem sido sentido por comerciantes como um potencial promotor de seus negócios. 


Palavras-chave


Jogos eletrônicos; Pokémon Go; Realidade aumentada; Turismo; Alimentos e bebidas.

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DOI: https://doi.org/10.21714/1807-975X.2016v13nEp0118

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REVISTA HOSPITALIDADE ISSN 1807-975X    e-ISSN 2179-9164

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