Narrativa transmídia: o game e o espaço público no limiar da hospitalidade
DOI:
https://doi.org/10.21714/1807-975X.2016v13nEp0111Resumo
Este texto se propõe a discutir como o lazer e a hospitalidade são examinados ao extremo quando se relacionam com novas modalidades de convívio. A chegada de novos modos narrativos, como a narrativa transmídia e sua extensão para o location-based game (aqui chamado de game locativo), leva a convivência humana a um novo patamar de desafios no espaço público. Objetivamos aqui identificar algumas possibilidades de ampliação ou revisão de estratégias de turismo e lazer promovidas pela inserção de jogos de realidade aumentada organizadas por narrativa transmídia. Para tanto, discutiremos à luz de teorias da hospitalidade, da comunicação, da narrativa transmídia e dos game studies, algumas possibilidades de turismo e lazer a partir de certas especificidades de games de realidade aumentada. Encontramos neste estudo alguns indicadores de que este tipo de game vem ocupar um lugar inexplorado nos modos de turismo e lazer. O que nos leva a compreender o quanto este tipo de game, em especial o game Pokémon GO aqui estudado, oferece em termos de futuras possibilidades a serem exploradas no universo do turismo e lazer.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na RevHosp concordam com os seguintes termos:
Autores detêm os direitos autorais e concedem à Revista Hospitalidade o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).