BARRACÃO: ESTUDO DO EQUIPAMENTO URBANO E HOSPITALIDADES NA FORMAÇÃO SOCIOESPACIAL DA COLÔNIA CAXIAS

Autores

  • Pedro Bittencourt CESAR Universidade de Caxias do Sul
  • Michele Pinheiro TRENTIM Universidade de Caxias do Sul
  • Thaise Zattera MARCHESINI Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21714/2179-9164.2017v14n1.747

Palavras-chave:

Meio de hospedagem, Hospitalidade, Barracão, Imigração.

Resumo

Reconhece o Barracão como meio de hospitalidade e apoio ao imigrante na Serra Gaúcha (RS). Na última escala, antes do estabelecimento nos lotes coloniais, ficaram os imigrantes nos Barracões, antigas hospedarias que os recebiam. Nesta pesquisa exploratória realiza-se levantamento acerca do inicio da hospitalidade nesta região, com referência à estas edificações, lotados na antiga colônia Caxias.  Sobre elas, pouco se tem de referencia bibliográfica. Entretanto, pode ser notada e compreendida sua importância ao perdurar sua nomenclatura em bairros e mesmo municípios. Este panorama reforça informações recentes das mesmas, entretanto carece de dados de seus valores de sua formação socioespacial e urbano-arquitetônica. Adota-se como procedimento metodológico, o reconhecimento do local através de representações espaciais, principalmente localizacionais, encontradas em documentos, tais como mapas, assim como utilizando observação por contrastes e confrontos espaciais. Define-se sua localização, lógicas construtivas e outros resquícios arquitetônicos deixados. Distribuídos em pontos estratégicos das colônias, estas hospedagens marcam o início da hospitalidade na Serra Gaúcha. Inicialmente, erguidos como um abrigo provisório, sem intenções estéticas, tampouco cumprindo por completo um programa de necessidades. Entretanto é possível identificar aspectos de um território de acolhida com múltiplas identidades e culturas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Bittencourt CESAR, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Geografia FFLCH/USP. Professor do Programa de PósGraduação em Turismo e Hiospitalidade e do Centro de Artes e Arquitetura da Universiade de Caxias do Sul.

Michele Pinheiro TRENTIM, Universidade de Caxias do Sul

Mestranda em Turismo e Hospitalidade da Unviersidade de Caxias do Sul.

Thaise Zattera MARCHESINI, Universidade de Caxias do Sul

Bolsita CNPq do Núcleo de Estudos Urbano no Centro de Artes e Arquitetura da Universidade de Caxias do Sul.

Downloads

Publicado

2017-07-12

Como Citar

CESAR, P. B., TRENTIM, M. P., & MARCHESINI, T. Z. (2017). BARRACÃO: ESTUDO DO EQUIPAMENTO URBANO E HOSPITALIDADES NA FORMAÇÃO SOCIOESPACIAL DA COLÔNIA CAXIAS. Revista Hospitalidade, 14(1), 01–21. https://doi.org/10.21714/2179-9164.2017v14n1.747