Imagem de Destinos Turísticos: Cidades Brasileiras Patrimônio da Humanidade
Palavras-chave:
Imagens de Destinos, Patrimônio Cultural, Cidades Históricas, UNESCO, TurismoResumo
O processo de produção do espaço geográfico é um produto e uma condição da sociedade, que o transforma de acordo com suas necessidades, sendo o turismo um importante vetor de transformações sócioespaciais no mundo contemporâneo. Para que esse turismo possa se desenvolver e atrair visitantes, os destinos turísticos devem investir em marketing e na imagem que este destino possui. A imagem de destinos turísticos tem tido grande importância nos estudos sobre turismo, influenciando no processo de tomada de decisão da compra. Dessa maneira, tem-se por objetivo compreender qual é a imagem dos destinos turísticos nacionais declarados pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade, descrevendo a formação da imagem do destino, relacionando a preservação do patrimônio com o turismo e, por fim, identificando os principais canais de comunicação utilizados pelo turismo. Para o desenvolvimento da pesquisa foi coletado material publicitário e informativo de algumas cidades e centros históricos e como análise, foi utilizado o modelo de mensuração da imagem de Echtner e Ritchie (1991). Como resultado da análise das fotos contidas nos materiais publicitários e sites dos órgãos oficiais de turismo das cidades estudadas, foi possível identificar quais dimensões são mais utilizadas para a divulgação da imagem dos destinos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na RevHosp concordam com os seguintes termos:
Autores detêm os direitos autorais e concedem à Revista Hospitalidade o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).