Entrevista: O Estudo da Hospitalidade por Luiz Octávio de Lima Camargo: epifania da dádiva.
Palavras-chave:
Hospitalidade, Dádiva, Marcel Mauss, Entrevista.Resumo
O caráter antropológico da obra de Marcel Mauss em Ensaio sobre a Dádiva situa a noção da teoria da troca, nas sociedades antigas, como denominador comum do exercício humano por meio da tríade dar, receber e retribuir. O estudo da sociologia e da antropologia é imprescindível para o ensino e a pesquisa em hospitalidade. Situa-se uma entrevista realizada in loco com Luiz Octávio de Lima Camargo a fim de entender a relevância da dádiva para os estudos de hospitalidade e seus desafios no contexto brasileiro. A entrevista indica que a hospitalidade, sob a ótica da dádiva, embora tenha sido desenvolvida nos últimos anos deve ser mais bem embasada com o intuito de abarcar a complexidade do campo para ir além dos seus estudos empíricos e de um intelectualismo superficial.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na RevHosp concordam com os seguintes termos:
Autores detêm os direitos autorais e concedem à Revista Hospitalidade o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).








