Hospitalidade espacial na hotelaria de Balneário Camboriú (SC): um estudo junto aos edifícios hoteleiros

Autores

  • Diva de Mello Rossini UNIVALI
  • Luciano Torres Tricárico UNIVALI
  • Carlos Alberto Tomelin UNIVALI
  • Mônica Santanna de Vargas UNIVALI

Palavras-chave:

Hospitalidade, Edifícios hoteleiros, Turismo

Resumo

Estainvestigação foi realizada a partir dos preceitos da pesquisa qualitativa, cujoobjetivo principal foi reconhecer na arquitetura dos edifícios hoteleiros osdiferenciais físicos edificados em prol da hospitalidade. A hipóteseformulada é que estes edifícios hoteleiros passaram por adequações após o PRODETUR-SULcom intuito de torná-los mais hospitaleiros em virtude dos melhoramentosfísico-espaciais, criando diferenciais que estão contribuindo para odesenvolvimento do turismo na cidade de Balneário Camboriú (SC). Todos os hotéis que fizeram parte desta pesquisa estão registrados noCADASTUR. Para aplicar o questionário nos hotéis, com perguntas fechadas, opesquisador foi treinado. A hipóteseformulada foi refutada e evidencia a necessidade de melhorar a qualidade dos serviços e espaços físicos hoteleiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diva de Mello Rossini, UNIVALI

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pelaUniversidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) (2000), pós-graduada em Metodologia doEnsino Superior (UNIVALI),mestrado em Engenharia de Produção pela UniversidadeFederal de Santa Catarina (2004), doutorado em Administração e Turismo pela (UNIVALI) (2012) e pós-doutorado em Arquitetura pela Universidade de Lisboa(2014). Coordenou os cursos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Valedo Itajaí. Atualmente é professora dos cursos de Arquitetura e Urbanismo,Tecnólogo em Design de Interiores e Mestrado em Turismo (UNIVALI). Pesquisadoravinculada ao CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico eTecnológico)

Luciano Torres Tricárico, UNIVALI

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP) – Brasil; mestreem Estruturas Ambientais Urbanas pela Universidade de São Paulo (USP) – Brasile doutor em Projeto, Espaço e Cultura pela Universidade de São Paulo (USP) –Brasil. Atualmente é pesquisador e docente junto ao programa de Pós-graduaçãoem Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) – Brasil;docente do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Itajaí(UNIVALI) – Brasil; coordenador do LaPa – Laboratório de Paisagismo Aplicado daUniversidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) – Brasil. Pesquisador vinculado aoCNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico)

Carlos Alberto Tomelin, UNIVALI

Graduado em Turismo pela Pontifícia UniversidadeCatólica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), pós-graduado em Metodologia do EnsinoSuperior, Marketing e Turismo, mestre em Turismo e Hotelaria e doutor emAdministração e Turismo na área de concentração em Gestão de EmpresasTurísticas pelo programa de Pós-graduação de Mestrado e Doutorado daUniversidade do Vale do Itajaí (SC). Vice-Reitor de Planejamento e DesenvolvimentoInstitucional e Tesoureiro da Universidade do Vale do Itajaí(UNIVALI),coordenou os cursos de Graduação e Pós-graduação Lato Sensu emTurismo e Hotelaria e idealizou a primeira Agência de Viagens Escola do Brasil.Pesquisador vinculado ao CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científicoe Tecnológico)

Mônica Santanna de Vargas, UNIVALI

Graduada em Turismopela UNIFRA (Santa Maria/RS); especialista em Transposição Didática do SaberTurístico pela UNIFRA (Santa Maria/RS); especialista em História: cultura,memória e patrimônio pela URI (Santiago/RS); especialista em Docência naEducação Profissional Técnica e Tecnológica pelo Instituto Federal Farroupilha(São Borja/RS). Aluna do Programa de Mestrado em Turismo e Hotelaria daUniversidade do Vale do Itajaí – UNIVALI (Balneário Camboriú/SC). BolsistaCAPES/PROSUP

Downloads

Publicado

2015-12-11

Como Citar

Rossini, D. de M., Tricárico, L. T., Tomelin, C. A., & de Vargas, M. S. (2015). Hospitalidade espacial na hotelaria de Balneário Camboriú (SC): um estudo junto aos edifícios hoteleiros. Revista Hospitalidade, (2), 600–625. Recuperado de https://revhosp.org/hospitalidade/article/view/607

Edição

Seção

Artigos