Precificação de características subjetivas de hostels no Brasil
Palavras-chave:
Preços hedônicos. Hostel. Precificação. Hotelaria.Resumo
O pernoite em um estabelecimento de hospedagem pode ser entendido como um pacote de diferentes itens, tais como cama, recepção, limpeza, localização e outros. Como cada elemento não é comercializado separadamente no mercado, torna-se difícil saber o valor que cada um entrega ao consumidor. Por outro lado, conhecer o valor de cada elemento permitiria aos gestores desenvolver melhores estratégias relativas ao mix de serviços e instalações ofertado. A desagregação analítica do preço total da hospedagem em preços parciais que correspondem a diferentes características do serviço vendido pode ser feita por meio de técnicas de preços hedônicos. O presente estudo utiliza o conceito de preços hedônicos para analisar o impacto de diferentes elementos nos preços das hospedagens de 353 hostels brasileiros. As variáveis explicativas foram mensuradas a partir de avaliações subjetivas feitas por mais de 47 mil hóspedes. A estimação dos preços correspondentes a cada característica foi realizada por meio de um modelo de regressão log-linear. Os resultados apontam que limpeza e segurança são os principais aspectos que agregam valor aos hostels no Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na RevHosp concordam com os seguintes termos:
Autores detêm os direitos autorais e concedem à Revista Hospitalidade o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).