Precificação de características subjetivas de hostels no Brasil

Autores

  • Flávia Leite Nogueira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
  • Glauber Eduardo de Oliveira Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP)

Palavras-chave:

Preços hedônicos. Hostel. Precificação. Hotelaria.

Resumo

O pernoite em um estabelecimento de hospedagem pode ser entendido como um pacote de diferentes itens, tais como cama, recepção, limpeza, localização e outros. Como cada elemento não é comercializado separadamente no mercado, torna-se difícil saber o valor que cada um entrega ao consumidor. Por outro lado, conhecer o valor de cada elemento permitiria aos gestores desenvolver melhores estratégias relativas ao mix de serviços e instalações ofertado. A desagregação analítica do preço total da hospedagem em preços parciais que correspondem a diferentes características do serviço vendido pode ser feita por meio de técnicas de preços hedônicos. O presente estudo utiliza o conceito de preços hedônicos para analisar o impacto de diferentes elementos nos preços das hospedagens de 353 hostels brasileiros. As variáveis explicativas foram mensuradas a partir de avaliações subjetivas feitas por mais de 47 mil hóspedes. A estimação dos preços correspondentes a cada característica foi realizada por meio de um modelo de regressão log-linear. Os resultados apontam que limpeza e segurança são os principais aspectos que agregam valor aos hostels no Brasil.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Leite Nogueira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Aluna do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo do campus São Paulo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

Glauber Eduardo de Oliveira Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP)

Professor da área de Turismo e Hospitalidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP) e do programa de Pós-Graduação em Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP). Bacharel e mestre em Turismo pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e doutor em Economia do Turismo e do Meio Ambiente pela Universidade das Ilhas Baleares, Espanha. Diretor executivo da Academia Internacional para Desenvolvimento da Pesquisa em Turismo no Brasil (ABRATUR).

Downloads

Publicado

2015-12-25

Como Citar

Nogueira, F. L., & Santos, G. E. de O. (2015). Precificação de características subjetivas de hostels no Brasil. Revista Hospitalidade, (2), 567–585. Recuperado de https://revhosp.org/hospitalidade/article/view/593

Edição

Seção

Artigos