Qualidade de serviços em restaurantes de São Paulo premiados pelo TripAdvisor: análise do conteúdo gerado pelo usuário
Palavras-chave:
Qualidade de serviços, Restaurantes, Conteúdo Gerado pelo Usuário, TripAdvisor, São Paulo.Resumo
O setor de serviços ocupa posição de destaque na economia mundial e para os empreendedores sobreviverem no mercado devem primar pela qualidade dos serviços. Para além da competitividade acirrada, é preciso observar o empoderamento dos consumidores que estão mais exigentes e se apoiam em mídias sociais e sites de compartilhamento de avaliações para manifestarem opiniões sobre os serviços experimentados. Na área do turismo, o chamado Conteúdo Gerado pelo Usuário (CGU) se populariza como fonte de informação, a ponto de vários estudos serem realizados em nível internacional. Devido à ausência de trabalhos no Brasil com foco no CGU, apresenta-se uma pesquisa sobre a percepção da qualidade de serviços prestados por restaurantes da cidade de São Paulo ganhadores do prêmio Travellers' Choice Awards de 2013, promovido pelo TripAdvisor. O estudo foi desenvolvido a partir de revisão bibliográfica e análise do CGU por meio das dimensões da escala SERVQUAL, um instrumento para medir a percepção de clientes sobre qualidade de serviço. Entre os resultados, constata-se que a percepção da qualidade dos serviços prestados pelos restaurantes selecionados foi positiva. Entretanto, devido à concorrência, os estabelecimentos devem continuamente aprimorar a prestação de serviços, sobretudo, no que se refere à qualificação dos funcionários.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na RevHosp concordam com os seguintes termos:
Autores detêm os direitos autorais e concedem à Revista Hospitalidade o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).