“Primórdios de Canela”: o engendramento do discurso fundador de um destino turístico

Autores

  • Paula Carina Mayer da Silva Universidade de Caxias do Sul
  • Luciene Jung de Campos Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

Destino Turístico. Ideologia. Cultura. Análise do Discurso. Discurso Fundador.

Resumo

Esse estudo aborda o surgimento do Turismo no município de Canela, Rio Grande do Sul, através da análise discursiva da obra memorialística de Roger Stoltz (1992). O dispositivo teórico-analítico e metodológico é o da Análise do Discurso francesa pecheutiana. Na articulação da análise, propomos um diálogo entre os conceitos de ideologia e cultura para apresentar a noção de discurso fundador de um destino turístico. Os resultados mostram que o turismo é construído no referido município pela valorização do clima e da paisagem, sendo alavancado num segundo momento pela chegada do trem e pela implantação das primeiras madeireiras que levam à construção de hotéis. Essas condições instauram uma nova ordem de sentidos, que criam uma nova tradição, funcionando como referência básica no imaginário constitutivo do município, no enlace da cultura com a ideologia capitalista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Carina Mayer da Silva, Universidade de Caxias do Sul

Mestre em Turismo e Hospitalidade, Bacharel em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul.

Luciene Jung de Campos, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Estudos da Linguagem: Teorias do Texto e do Discurso pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente da Universidade de Caxias do Sul.

Downloads

Publicado

2015-07-06

Como Citar

Mayer da Silva, P. C., & Jung de Campos, L. (2015). “Primórdios de Canela”: o engendramento do discurso fundador de um destino turístico. Revista Hospitalidade, (1), 411–437. Recuperado de https://revhosp.org/hospitalidade/article/view/556

Edição

Seção

Artigos