A extensão e a busca pela hospitalidade na cidade universitária

Autores

  • Davi Alysson da Cruz Andrade Universidade Federal do Maranhão
  • Talena Warna Mondego Macedo Universidade Federal do Maranhão

Palavras-chave:

Hospitalidade, Extensão Universitária, Projeto Hospitalidade no Campus

Resumo

Observando a realidade da comunidade acadêmica da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís, verificou-se que é possível e preciso desenvolver ações para o “bem receber”. Neste sentido, o Projeto de Extensão Hospitalidade no Campus começou a ser desenvolvido em maio de 2011. Neste trabalho busca-se analisar a percepção da comunidade acadêmica da UFMA sobre as práticas de hospitalidade na cidade universitária, relacionando-a às ações do projeto Hospitalidade no Campus. Para tanto, os métodos de pesquisa compreenderam (1) investigação descritiva, quantitativa e qualitativa, aplicando-se questionários semiestruturados com discentes, servidores, funcionários terceirizados, trabalhadores informais e visitantes da Universidade Federal do Maranhão e (2) análise documental, do Projeto Hospitalidade no Campus e relatórios apresentados à Pró-Reitoria de Extensão. Os resultados revelaram que a comunidade acadêmica conhece o significado da palavra hospitalidade, no entanto considera que ela não é praticada com frequência no espaço da universidade. Houve aumento considerável na percepção da hospitalidade no Campus da UFMA. Alguns entrevistados apontaram as ações do Projeto Hospitalidade no Campus como responsáveis pela melhoria neste aspecto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Davi Alysson da Cruz Andrade, Universidade Federal do Maranhão

Doutorando em Administração (FEA/USP), Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPB), Bacharel em Turismo (UFPB). Professor do Departamento de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão.

Talena Warna Mondego Macedo, Universidade Federal do Maranhão

Graduada em Hotelaria

Downloads

Publicado

2015-01-10

Como Citar

Andrade, D. A. da C., & Macedo, T. W. M. (2015). A extensão e a busca pela hospitalidade na cidade universitária. Revista Hospitalidade, 158–179. Recuperado de https://revhosp.org/hospitalidade/article/view/551