Editorial

Luiz Octavio de Lima Camargo, Airton José Cavenaghi, Sênia Bastos

Resumo


O tema da hospitalidade está presente onde quer que aconteçam relações interpessoais. Esta área temática interessa-se pelo resultado desse encontro, seja no estudo de um grande evento religioso como a Jornada Mundial da Juventude, na guiagem turística em geral (aqui estudada em Bonito-MS), na organização e percepção da paisagem urbana, no caso da cidade de Curitiba, na formatação de suvenires,  na regionalização da gastronomia, na hotelaria hospitalar. Estes são os temas deste número da revista.

Estes temas apontam para grandes eixos da pesquisa em hospitalidade: aquela motivada pela religião, pelo contato desvelador da riqueza da paisagem, pela marca de um urbanismo em escala humana, pelo suvenir como memória de uma viagem, pela melhor comida e bebida que se quer servir ao hóspede, pelo cuidado com o indivíduo doente, fragilizado, em leito distante de sua casa. São temas da hospitalidade em meio urbano e comercial.

Os resultados das pesquisas que deram suporte aos textos mostram caminhos para a hospitalidade moderna: a busca de estreitamento de laços sociais, a “hospitabilidade” do individuo alegre, sorridente, de bem com a vida e cheio de histórias para contar; a qualidade da paisagem organizada pelos responsáveis hospitaleiros de uma cidade que cuidam de formas de aguçar os sentidos do morador e do visitante; o suvenir como representação tangível de uma experiência turística ou ainda um objeto para presentear os que não puderam desfrutar de tal experiência; a denominação controlada de origem como forma de os moradores de uma região definirem sua identidade para os visitantes; a hotelaria hospitalar que deve ser concebida além da enfermagem e além da hotelaria, como o cuidado com o outro em seu momento de maior necessidade de apoio hospitaleiro.

A diversidade dos temas é uma qualidade que se quer hospitaleira da revista. Afinal, poucas são as possibilidades de uma pesquisa em que se abordem as relações entre indivíduos e grupos não tiver uma dimensão teórica relacionada ao tema. É uma qualidade necessária de uma revista que tem a hospitalidade no título.


Palavras-chave


Hospitalidade;

Texto completo:

PDF


 Diretórios e Indexadores

 

REVISTA HOSPITALIDADE ISSN 1807-975X    e-ISSN 2179-9164

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia