O flâneur revisitado: processos de revitalização urbana e caminhabilidade

Autores

  • Margarita Barretto Fundação Universidade Regional de Blumenau Universidade Federal de Santa Catarina
  • Jacinta Milanez Gislon Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Patrimônio, Revitalização Urbana, Percepção, Caminhabilidade.

Resumo

O objetivodesta pesquisa foi registrar a percepção de diferentes atores sociais sobre oprocesso de revitalização da Rua Vidal Ramos, no centro histórico da cidade deFlorianópolis. Foi realizada uma pesquisa documental, com observação nãoparticipante, entrevistas semiestruturadas e registro fotográfico. Foramentrevistados os idealizadores do projeto, lojistas, moradores e transeuntes.Como principal resultado encontrou-se que o que mais agradou a todos foi arecuperação da possibilidade de andar, passear, transitar pela rua comconforto. Tratou-s e de uma pesquisa exploratória, com duração de apenas umasemana, cujos resultados podem contribuir com as discussões sobre revitalizaçãoe gentrificação, a partir de um enfoque pouco trabalhado em relação aosprocessos mencionados, que é a caminhabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Margarita Barretto, Fundação Universidade Regional de Blumenau Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação. Docente do Mestrado em Administração da FURB e doMestrado em Arquitetura da UFSC. Pesquisadora do CNPq. Graduanda do Curso de Museologiada UFSC.

Jacinta Milanez Gislon, Universidade Federal de Santa Catarina

Arquiteta e Urbanista. Mestranda em Arquitetura no Programa dePós-Graduação em Arquitetura (PósARQ) da UFSC

Downloads

Publicado

2013-08-23

Como Citar

Barretto, M., & Gislon, J. M. (2013). O flâneur revisitado: processos de revitalização urbana e caminhabilidade. Revista Hospitalidade, (I). Recuperado de https://revhosp.org/hospitalidade/article/view/507

Edição

Seção

Artigos