Gol de quem? A comunicação e o turismo na Copa do Mundo Brasil 2014

Autores

  • Filipe Aquino Universidade do Porto
  • Cynthia Mello Ferrari PUC-SP.

Palavras-chave:

Copa do Mundo, Website, Estratégias Comunicacionais, Imagens, Imaginários turísticos.

Resumo

Ao analisar semiótico-figurativamente aprodução dos múltiplos sentidos comunicacionais propostos pelo Ministério doTurismo em relação à Copa do Mundo Brasil 2014, este artigo busca investigar, apartir de um recorte efetuado no websitemantido pelo Governo Federal, que estratégia é utilizada pelo poder público naconstrução de imagens e imaginários turísticos, e, em especial, nascomunicações que dizem respeito aos torcedores-turistas. Propõe-se, para tanto,a desconstrução dos textos comunicacionais apresentados, visando a entender quefiguras de turismo são postas. Junto a isso, objetiva-se ampliar osconhecimentos acerca da importância dos grandes eventos esportivos comoprodutos turísticos e comunicacionais. Além disso, busca-se discutir, a partirdos conteúdos sincréticos publicizados, as diferentes produções e linhasnarrativo-discursivas que promovem a próxima Copa do Mundo futebolística emnosso país. A análise verbivisual do websiteadotará a teoria semiótica de texto, com DianaBarros, complementando-a com a semiótica visual, conforme Vicente Pietro Forte. O esforço teórico completa-se com aportes daárea do turismo, esporte e da temática da visualidade e imaginários a partir Michel Maffesolli, Juremir Machado, ArianneReis, entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Filipe Aquino, Universidade do Porto

Cynthia Mello Ferrari, PUC-SP.

Doutoranda do programa de Comunicação e Semiótica da PUC/SP, bolsista da CAPES. Concluiu o mestrado em Ciências da Comunicação, pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo USP, em 2002. Sua principal linha de pesquisa aborda a convergência dos temas: comunicação, análise do discurso, imaginários, turismo, fotografia e jornalismo. Em 2011, recebeu o Prêmio Jabuti, em coautoria, pelo livro Turismo de Experiência da Editora SENAC.

Downloads

Publicado

2013-06-23

Como Citar

Aquino, F., & Ferrari, C. M. (2013). Gol de quem? A comunicação e o turismo na Copa do Mundo Brasil 2014. Revista Hospitalidade, (I). Recuperado de https://revhosp.org/hospitalidade/article/view/493

Edição

Seção

Artigos