Considerações sobre o Turismo de Saúde na América Latina – serviços de primeiro mundo com preços de países emergentes?

Autores

  • Valéria Dellamano Frozé Universidade Anhembi Morumbi
  • Helio Pedro Pellegrino Gianotti Universidade Anhembi Morumbi
  • Priscila Salinas Pellegrino Gianotti Universidade Anhembi Morumbi

Palavras-chave:

Turismo de Saúde. Turismo Médico. Turismo de Negócios. América Latina.

Resumo

 

Este é o relato de resultados obtidos de levantamento bibliográfico, dados obtidos em eventos e discussões em grupo de pesquisa. A escolha por tratamentos em outros países reside em fatores como a falta de serviços no país de origem, o elevado custo em relação à qualidade, aspectos culturais e a integração regional, quando as fronteiras entre os países se abrem e as pessoas se trasladam com facilidade de um lugar para o outro. Em outras épocas, os habitantes de países com poucos recursos disponíveis para a área da saúde eram obrigados a se deslocar para outros países que ofereciam tais recursos; atualmente, há vários países menores que se destacam por seus excelentes serviços em saúde, alguns tratamentos especializados, cirurgias específicas sendo oferecidos a custos mais baixos que aqueles oferecidos pelos países de origens dos turistas. Os países da América Latina continuam se preparando para receber os turistas de saúde que possam vir dos Estados Unidos, Canadá e Europa, além dos latino-americanos que desejam retornar aos seus países para receberem tratamento médico em sua língua materna a custos bem inferiores aos dos países para os quais imigraram. O entrelaçamento com o turismo de negócios ocorre quando, por exemplo, empresas do Japão enviam seus funcionários a países do Sudeste Asiático para os exames periódicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria Dellamano Frozé, Universidade Anhembi Morumbi

Enfermeira pela Faculdades Integradas de Jaú e Mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi.

Helio Pedro Pellegrino Gianotti, Universidade Anhembi Morumbi

Engenheiro Químico pela Fundação Armando Alvares Penteado e Mestrando em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi.

Priscila Salinas Pellegrino Gianotti, Universidade Anhembi Morumbi

Bacharel em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Paulista e Mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi.

Downloads

Como Citar

Frozé, V. D., Gianotti, H. P. P., & Gianotti, P. S. P. (2010). Considerações sobre o Turismo de Saúde na América Latina – serviços de primeiro mundo com preços de países emergentes?. Revista Hospitalidade, 7(1), 32–42. Recuperado de https://revhosp.org/hospitalidade/article/view/314

Edição

Seção

Artigos