A HOSPITALIDADE NA PERSPECTIVA DO ESPAÇO URBANO

Autores

  • Lucio Grinover Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Hospitalidade. Espaço urbano. Revisão do conceito.

Resumo

As transformações do espaço urbano, ocorridas nas últimas décadas, determinam o questionamento da hospitalidade fundamentada em conceitos que precisam ser revisitados. A partir da prática da hospitalidade na cidade, condicionada por normas de utilização de seus equipamentos e infra-estrutura, percorre-se uma cadeia de eventos sociais, econômicos e culturais que chegam aos espaços públicos e às novas formas de expansão do tecido urbano e de urbanização. A cidade foge, então, às tentativas de compreensão e de interpretação dos modelos totalizantes dos projetos fundados sobre a racionalidade e as ordens pré-constituídas. A hospitalidade na crise da compreensão e interpretação, fragmenta-se em tantos modos de hospitalidade quanto são os códigos, as imagens e as experiências urbanas. Mudam as formas de acessibilidade, legibilidade e identidade da cidade, mas não são eliminadas para a compreensão e interpretação dos espaços construídos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucio Grinover, Universidade de São Paulo

Professor aposentado da FAU/USP; foi diretor desta unidade de ensino e pesquisa em 1976/1980 e 1982/1986. Foi coordenador do Programa de Mestrado em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi 2001-2003. Autor de diversos artigos e responsável, a partir de 2001, por pesquisas na área de hospitalidade. Realizou diversas viagens de estudos, particularmente em 2004, 2005 e 2007, participou de reuniões, encontros e congressos no país e no exterior na área de interesse da hospitalidade. É autor do livro A hospitalidade, a cidade e o turismo, editado pela Aleph em 2007.

Downloads

Publicado

2010-05-03

Como Citar

Grinover, L. (2010). A HOSPITALIDADE NA PERSPECTIVA DO ESPAÇO URBANO. Revista Hospitalidade, 6(1), 4–16. Recuperado de https://revhosp.org/hospitalidade/article/view/214

Edição

Seção

Artigos