A produção científica do Mestrado em Hospitalidade
Palavras-chave:
Produção científica, Hospitalidade, Dissertações,Resumo
O estudo da produção científica discente do Mestrado em Hospitalidade tem como corpus central as 132 dissertações defendidas na Universidade Anhembi Morumbi, durante o período 2002 a 2008. A metodologia da pesquisa pautou-se pela abordagem do conteúdo disponível no currículo lattes dos discentes, buscando-se precisar a área de formação na graduação/IES e a identificar a realização de cursos de pós graduação/IES. Acrescentam-se os dados referenciais das dissertações, sistematizados em um banco de dados (Access - especialmente criado para a realização do estudo), de forma a contemplar: o título, o resumo, o ano de conclusão, o nome do orientador, o nome do autor e até 5 palavras-chave. Empreendeuse uma classificação inicial observando-se os eixos temáticos previstos no escopo do programa submetido à Capes em 2001 (hospitalidade, turismo, restauração, meios de hospedagem e entretenimento); recorreu-se então a ampliação dos eixos temáticos a partir da freqüência das palavras-chaves (hospitalidade, ensino, religião, turismo, meios de hospedagem, hotelaria hospitalar), bem como a revisão das categorias entretenimento (desmembrado em eventos e lazer) e restauração (restaurante e gastronomia). O estudo revela que a Hospitalidade contempla análises da prática profissional em diversos campos de atuação. Concentrados, sobretudo na região sudeste, local de residência e atuação profissional de grande parte dos alunos, esse dado aponta as dificuldades de financiamento da pesquisa em Hospitalidade no Brasil.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na RevHosp concordam com os seguintes termos:
Autores detêm os direitos autorais e concedem à Revista Hospitalidade o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).









