O turismo pelas lentes do idoso asilado: um estudo no asilo Padre Cacique/Porto Alegre - RS
Palavras-chave:
Lazer, Turismo, Velhice, Idoso Asilado, Porto Alegre (RS), Brasil,Resumo
O acelerado envelhecimento populacional mundial remete a necessidade de estudos que contribuam para estimular iniciativas que possam promover a integração social e o bem-estar dos idosos. Ao se direcionar o “olhar” nos “sujeitos do turismo”, verifica-se uma lacuna de estudos que atente as possibilidades turísticas para idosos asilados geralmente esquecidos pela sociedade. Diante disso, esta investigação, de corte qualitativo, utilizou a história de vida de 14 idosos do Asilo Padre Cacique, em Porto Alegre, para verificar se a inserção de atividades de lazer e turismo neste asilo podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar de seus moradores, além de buscar identificar os sentidos e significados do turismo para estes idosos. Os resultados da pesquisa explicitam a necessidade de implantação de ações que focalizem o elemento humano como princípio de práticas turísticas e de lazer.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na RevHosp concordam com os seguintes termos:
Autores detêm os direitos autorais e concedem à Revista Hospitalidade o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).