Aeromobilidades e viajantes que visitam amigos e parentes: uma investigação preliminar
DOI:
https://doi.org/10.29147/revhosp.v21.1060Palavras-chave:
VFR, visita a amigos e parentes, turismo, mobilidades, aeromobilidadesResumo
Este trabalho tem por objetivo analisar a evolução teórica das pesquisas que tratam das viagens de visita a amigos e parentes (VFR) a partir de uma investigação teórica preliminar no contexto das aeromobilidades. Oferece uma revisão da literatura sobre esses viajantes na interface entre as mobilidades e turismo e encontra uma forte relação entre VFR, turismo, viagem, migração e mobilidades. A partir das análises possibilitadas pelas ferramentas das bases de busca, como as da Scopus e da Web of Science, e com o uso do software VosViewer, pudemos identificar uma evolução, vinda provavelmente a partir de um amadurecimento do conceito, dos termos que acompanham os estudos sobre VFR, e uma tendência de uso do termo "VFR mobilities" nas pesquisas acadêmicas mais recentes. Este estudo indica que a abordagem dos VFR sob a ótica das mobilidades, pelo enfoque específico das aeromobilidades, se apresenta como potente e pertinente, não só por sua complexidade, como por sua relevância para na interface com outras aspectos das questões sociais contemporâneas (migrações, saúde pública, balança comercial do turismo, dentre outros).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na RevHosp concordam com os seguintes termos:
Autores detêm os direitos autorais e concedem à Revista Hospitalidade o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).