Do chá ao teanner: estudo de caso sobre o serviço gastronômico em empresa de eventos

Autores

  • Jéssica Cardoso Ferreira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Beatriz Carvalho Tavares Universidade Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0002-1501-4187
  • Verônica de Andrade Mattoso Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Chá, Gastronomia. Hospitalidade, Jantar, Serviço Gastronômico.

Resumo

Os serviços gastronômicos proporcionam momentos simbólicos associados à comensalidade e ao estreitamento de vínculo dos comensais. O teanner surge como um serviço que une características do chá da tarde e jantar. O presente estudo teve como objetivo destacar o teanner como uma proposta inovadora em serviço gastronômico no Rio de Janeiro. A pesquisa apresenta caráter qualitativo e exploratório, com estudo de caso do RappaTeanner, serviço oferecido pela empresa Rappanui Gastronomia, da cidade de Niterói, Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Como procedimentos metodológicos, foi realizada a Análise de Conteúdo das propostas de cardápio dos anos de 2012 e 2021, utilizando critérios técnicos e etnológicos. Como principais resultados, constatou-se a presença da diversidade de preparações, formas de apresentação e influências culinárias, além de evidenciar as possibilidades de adequação e adaptação a variados perfis, necessidades e contextos do teanner.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Cardoso Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bacharela em Gastronomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Beatriz Carvalho Tavares, Universidade Federal do Paraná

Bacharela em Gastronomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestra em Turismo pela Universidade Federal Fluminense. Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Paraná.

Verônica de Andrade Mattoso, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Docente do Bacharelado em Gastronomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2023-01-03

Como Citar

Ferreira, J. C., Tavares, B. C., & Mattoso, V. de A. (2023). Do chá ao teanner: estudo de caso sobre o serviço gastronômico em empresa de eventos. Revista Hospitalidade, 19, 402–427. Recuperado de https://revhosp.org/hospitalidade/article/view/1043

Edição

Seção

Artigos