Orientação para o Mercado: estudo de restaurantes da Região da Foz do Itajaí no período de crise do Covid-19

Autores

  • Luiz Carlos da Silva Flores Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI https://orcid.org/0000-0001-7747-4202
  • Débora Bortolomeoti Borinelli Escola de Negócios - Univali Itajaí - SC
  • Guilherme Oliveira de Mattos da Silva Flores Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas - Univali Itajaí - SC

Palavras-chave:

Orientação para o mercado, Restaurantes, Desempenho.

Resumo

Para atender a demanda da atividade turística é necessário que haja uma infraestrutura composta de diversos equipamentos turísticos, tais como: atrações, hospedagens e restaurantes – o último, tema deste artigo. Atualmente, as organizações têm buscado incessantemente por vantagens competitivas que possam proporcionar melhores desempenhos organizacionais adotando posturas orientadas para o mercado (OPM). Considerando a diversificada oferta de restaurantes e a concorrência do setor, bem como seu escopo, alguns restaurantes estão mais organizados adotando ferramentas de orientação para o mercado e outros não. Nesse contexto foi definido como objetivo dessa pesquisa analisar os fatores da orientação para o mercado e sua influência no desempenho dos restaurantes da região da Foz do Itajaí. Para isso foi utilizado um referencial teórico contemplando as temáticas de orientação para o mercado e restaurantes. A pesquisa caracterizou-se como exploratória-descritiva e delineamento quantitativo. A população e amostra é de restaurantes de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras e Itajaí, sendo utilizado um questionário para o levantamento de dados, e análise descritiva apoiada em técnicas da estatística descritiva, replicando os procedimentos da escala MORTN, de Deshpandé e Farley (1998). Como resultado foi descrito o perfil dos respondentes composto por gestores dos restaurantes e pode-se afirmar que restaurantes pesquisados demonstram adotar práticas de orientação para o mercado, ações direcionadas para o consumidor, e pouca atenção aos concorrentes, e durante o período de pandemia adotaram mudanças nos processos, principalmente o delivery.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Carlos da Silva Flores, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Pós-doutor em Turismo, pela Universidade do Algarve - Portugal; Doutor em Engenharia de Produção e Mestre em Administração pela UFSC - Brasil.

Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Turismo e Hotelaria, em nível de Mestrado e Doutorado, UNIVALI - Balneário Camboriú/SC.

Professor do Curso de Administração, em nível de graduação, UNIVALI - Itajaí/SC.

Débora Bortolomeoti Borinelli, Escola de Negócios - Univali Itajaí - SC

Graduada em Administração de Empresas

Guilherme Oliveira de Mattos da Silva Flores, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas - Univali Itajaí - SC

Mestre em Políticas Públicas, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas.

Graduação em Jornalismo 

Downloads

Publicado

2022-12-05

Como Citar

Flores, L. C. da S., Borinelli, D. B., & Flores, G. O. de M. da S. (2022). Orientação para o Mercado: estudo de restaurantes da Região da Foz do Itajaí no período de crise do Covid-19. Revista Hospitalidade, 19, 268–292. Recuperado de https://revhosp.org/hospitalidade/article/view/1007

Edição

Seção

Artigos