A paisagem urbana e a formação da imagem turística da cidade de Curitiba/PR: a percepção de visitantes e visitados
Palavras-chave:
Turismo. Paisagem. Imagem. Percepção. Curitiba/PR.Resumo
A paisagem é o primeiro contato que o turista assimila ao estar em um novo ambiente, esta por sua vez é reflexo das interações das ações antrópicas no espaço. A paisagem de uma localidade é o testemunho do passado, reflete ao visitante as realidades da cidade, seu modo de vida, suas tradições, enfim sua cultura. Portanto, por meio das imagens formadas pelas paisagens urbanas o turista conhece, admira ou repudia o centro urbano visitado. Assim este artigo tem por objetivo analisar como as paisagens percorridas, vivenciadas e observadas pelos turistas podem influenciar na formação da imagem da cidade que os mesmos tiveram ao visitar Curitiba. Buscou-se contrastar a percepção de visitantes e visitados. Para tanto se utilizou de uma pesquisa qualitativa baseada em investigação documental e bibliográfica, sendo possível verificar a importância da paisagem curitibana na formação da imagem de qualidade de vida e de cidade ecológica, tanto para os visitantes quanto para os moradores de Curitiba.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na RevHosp concordam com os seguintes termos:
Autores detêm os direitos autorais e concedem à Revista Hospitalidade o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).