Hospitalidade a partir dos Gestores Públicos. Pelotas/RS

Autores

  • Jéssica Viana Peres
  • Dalila Rosa Hallal Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Palavras-chave:

Hospitalidade. Espaço Público. Cidade Hospitaleira. Gestão Pública.

Resumo

A cidade como lugar hospitaleiro é objeto de estudo da hospitalidade pública. Neste sentido, este estudo tem por objetivo analisar a hospitalidade a partir do olhar dos gestores públicos municipais de Pelotas/RS. Possui viés qualitativo, de natureza exploratória. Utilizou-se de pesquisa bibliográfica, bem como entrevistas semiestruturadas com os gestores públicos municipais. O estudo evidenciou que o entendimento dos entrevistados sobre hospitalidade está vinculado à ideia da acolhida genuína ao outro, do “bem receber”, remontando às origens do conceito; à inclusão social, bem como à atividade turística, sendo que o ser humano aparece como agente central da hospitalidade. O estudo ainda mostrou que um espaço público hospitaleiro está vinculado à democratização desses espaços, à qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Viana Peres

Bacharel em Turismo - UFPel.

Dalila Rosa Hallal, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Doutora em História – PUCRS, Mestre em Turismo – UCS. Bacharel em Ciências Domésticas/UFPel. Professora associada da Universidade Federal de Pelotas, atuando no Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal de Pelotas – UFPel.

Downloads

Publicado

2021-08-31

Como Citar

Viana Peres, J., & Rosa Hallal, D. (2021). Hospitalidade a partir dos Gestores Públicos. Pelotas/RS. Revista Hospitalidade, 18(02), 1–17. Recuperado de https://revhosp.org/hospitalidade/article/view/926