Editorial: Revista Hospitalidade V.16 n.01 - 2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21714/2179-9164.2019.v16n1.editorial

Resumo

Editorial

 

A primeira edição da revista Hospitalidade, em 2019, apresenta resultados de pesquisas de onze artigos científicos e as contribuições foram feitas por dezesseis autores Brasileiros. Os artigos desta edição abrangem uma ampla gama de tópicos, desde internacionalização e intercâmbio acadêmico, culinárias, qualidade de vida, eventos turísticos e turismo de inclusão, Práticas de Gestão de pessoas em hotelaria,

O primeiro artigo discorre sobre Internacionalização, intercâmbio acadêmico e relações de acolhimento nas dimensões singular e coletiva, dessa forma este estudo considera a importância da proposição de estudos científicos tendo por objeto relações de acolhimento de intercambistas acadêmicos estrangeiros, para cuja argumentação convergem o contexto histórico das mobilidades internacionais e interações humano-sociais entre acolhedor e acolhido

O segundo artigo disserta sobre a Culinária Ouro-Pretana enquanto bem cultural Brasileiro e da sua importância como patrimônio cultural e atrativo turístico, por Instituições Públicas que promovem a cidade enquanto destino.

O próximo trabalho cujo título é Qualidade de vida de médicos residentes analisa a qualidade de vida dos médicos-residentes de um hospital de ensino federal, no estado de Minas.  A importância deste trabalho de pesquisa reside na sua análise quantitativa descritiva com um conjunto de 254 médicos residentes.

O objetivo do quarto trabalho Esporte clubes, eventos e turismo é o de compreender a relação entre clubes e eventos esportivos no município de Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, utilizando a perspectiva do turismo esportivo.

O quinto trabalho é um convite a refletir sobre as questões inerentes ao turismo inclusivo. O manuscrito também procura entender como ocorre o processo de turismo inclusivo em outras partes do mundo, especificamente em Portugal. Os autores concluem que avanços significativos já foram feitos em relação às práticas inclusivas, mas ainda há necessidade de maior conscientização sobre as questões que envolvem a inclusão, bem como a implementação concreta da legislação pertinente no Brasil.

Por sua vez o sexto artigo Práticas de Gestão de Pessoas no setor hoteleiro, tem se mostrado um departamento altamente relevante nas empresas, com suas ações, estratégias e processos impactando diretamente nos resultados dessas empresas.

No sétimo artigo A hospitalidade como diferencial competitivo sob a percepção dos gestores hospitalares, mostra como a hospitalidade está ganhando cada vez mais espaço nas instituições que se preocupam com o bem-estar e a satisfação de seus clientes. Convida também o leitor para uma reflexão sobre a hospitalidade em ambientes hospitalares como fator estratégico, por meio da busca de documentos científicos e da percepção de gestores hospitalares.

O objetivo do oitavo artigo Percepção dos passageiros no atendimento de suas reclamações, é um estudo interessante sobre a percepção do passageiro no atendimento de suas reclamações realizadas no site Reclame Aqui sobre os principais serviços oferecidos pelo programa Experiência Azul. É uma pesquisa documental com análise qualitativa a partir das reclamações selecionadas, utilizando o site Reclame Aqui. Os resultados principais identificaram que os passageiros percebem como boa a qualidade do atendimento de suas reclamações, referentes aos principais serviços do programa Experiência Azul.

E por fim, a transcrição de palestra realizada na aula inaugural do Programa de Pós-graduação em Hospitalidade em março de 2019 pelo professor Jean Luand, Antropologia e formas quotidianas: o brasileiro e a hospitalidade. Com base em um tipo ideal, o professor analisa as formas cotidianas de trato, as características da hospitalidade do brasileiro. Para tanto, discute a sociologia da comunicação na linguagem e a suavidade (ou não...) de nossas formas quotidianas de convivência, analisando em particular os casos dos diminutivos, dos eufemismos, melindres e votos exagerados.

Por fim, gostaríamos de expressar um agradecimento especial a todos os autores por suas contribuições e a todos os revisores por seus insights inestimáveis, sugestões e comentários que melhoraram significativamente a qualidade dos artigos e da revista como um todo

 

Luiz Octávio de Lima Camargo

Cláudio José Stefanini

Carlos Alberto Alves

Editores

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio José Stefanini, PPG em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi

Programa de Pós Graduação em Hospitalidade

Downloads

Publicado

2019-06-27

Como Citar

Stefanini, C. J., Camargo, L. O. de L., & Alves, C. A. (2019). Editorial: Revista Hospitalidade V.16 n.01 - 2019. Revista Hospitalidade, 16(01), 1–2. https://doi.org/10.21714/2179-9164.2019.v16n1.editorial

Edição

Seção

Editorial