O modelo semiótico de análise e leitura sensorial de fotografias turísticas

Autores

  • Cynthia Menezes Mello Puc-Sp

Palavras-chave:

Semiótica do turismo. Modelo de análise. Leitura sensorial. Fotografia turística.

Resumo

Buscou-se, nesse artigo, apresentar e discutir o modelo semiótico Mello (2013) de análise e leitura sensorial de fotografias turísticas e, como forma de ilustração de sua potencialidade, aplicá-lo em mini-análises diversificadas, demonstrando suas possibilidades para o enriquecimento das pesquisas em turismo, mas também, o seu uso visando aprimoramento da qualidade e fruição dos serviços turísticos. Aspirou-se com a apresentação do modelo que ele possa ser uma nova ferramenta de apreensões sensíveis contribuindo para a Semiótica do Turismo. O modelo foi desenvolvido à luz da semiótica, dita greimasiana, complementada pelas concepções de Floch (2001a, 2001b) e Pietroforte (2008, 2010) que visa a semiotização (interpretação) das imagens fotográficas turísticas. Entre os resultados encontrados, aponta-se que a fotografia é um vigoroso instrumento e suporte para os enunciadores midiáticos, governamentais e empresariais, mas também, para viajantes materializarem os destinos turísticos e construírem imaginários que se ligam fortemente aos valores sociais (status, felicidade, prazer etc.) acoplados ao consumo contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cynthia Menezes Mello, Puc-Sp

Cynthia Menezes Mello é Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013), com bolsa da CAPES, Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (2002), Especialista em Teoria da Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (1996) e Graduada em Hotelaria pela Faculdade de Tecnologia Hebraico Renascença (1986). Atua como professora do ensino superior de graduação e pós-graduação, desde 1995. Foi também coordenadora dos cursos de Tecnologia em Hotelaria da Universidade do Grande ABC (2000-2003) e da Universidade Nove de Julho (2005-2006). Atuou como articulista do suplemento de turismo Viagem, no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO (1995 -2004). Em 2011, recebeu o 2 lugar no Prêmio Jabuti, em coautoria, pelo livro Turismo de Experiência da Editora SENAC.Atualmente realiza estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Paraná, com bolsa da CAPES. É Pesquisadora da PUCSP - Grupo de Pesquisa Mídia Impressa (CNPq) (2011). Sua principal linha de pesquisa aborda a convergência das áreas: comunicação e semiótica, fotografia e turismo, jornalismo e análise do discurso, imaginários e cultura do exotismo contemporâneo.

Downloads

Publicado

2015-07-07

Como Citar

Mello, C. M. (2015). O modelo semiótico de análise e leitura sensorial de fotografias turísticas. Revista Hospitalidade, (1), 488–514. Recuperado de https://revhosp.org/hospitalidade/article/view/571

Edição

Seção

Artigos