Hospitalidade virtual: uma tentativa de compreensão

Autores

  • Cláudia Mesquita Pinto Soares UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ

Palavras-chave:

Hospitalidade virtual, design de serviços, sites, experiência.

Resumo

A busca pela compreensão da hospitalidade virtual e da possibilidade em torná-la atributo dos serviços via web foi o desafio desse documento e o questionamento pelo qual se norteou. A procura por definições mais precisas de como é possível formular espaços virtuais hospitaleiros, o que exatamente se considera e os indicadores que o levam a essa condição foram delineadas a partir dos estudos que envolvem outros campos do saber como o do design de interação e o ferramental dos processos de avaliação dos sites como ambientes acolhedores e preocupados com a experiência do cliente(usuário). O texto é norteado pelo questionamento da possibilidade em conceber a hospitalidade e transformá-la em condição exequível e mensurável, mesmo considerando a incondicionalidade dessa ação quando associada a serviços. A condução alcançou duas categorias de análise e alguns indicadores iniciais que permitem tratar desde a construção até a avaliação da hospitalidade como competência subjetiva e adjetiva no espaço virtual, notadamente os sites, ambiente escolhido para essa primeira construção.

Palavras chaves: Hospitalidade virtual, design de serviços, sites, experiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Mesquita Pinto Soares, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ

Mestre em Análise regional e bacharel em turismo. Estuda a hospitalidade na vertente empresarial e é professora da área de Gestão, Hospitalidade e Turismo Curso de Gastronomia da UFRJ.

Downloads

Publicado

2013-12-31

Como Citar

Pinto Soares, C. M. (2013). Hospitalidade virtual: uma tentativa de compreensão. Revista Hospitalidade, (2). Recuperado de https://revhosp.org/hospitalidade/article/view/523

Edição

Seção

Artigos