A hospitalidade nos sertões de “Cordel Encantado”

Autores

  • Davi Alysson da Cruz Andrade Universidade Federal do Maranhão Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Hospitalidade, Telenovela, Sertão,

Resumo

Neste trabalho nos propomos a identificar e analisar as práticas de hospitalidade no cotidiano das personagens da novela Cordel Encantado, exibida pela Rede Globo, entre abril e setembro de 2011, no Brasil. Várias cenas da novela apresentam a relação entre visitante (o rei de Seráfia e sua comitiva) e anfitriões (a população de uma pequena cidade no sertão nordestino).  O percurso metodológico parte de alguns apontamentos teóricos sobre a hospitalidade.  Com base em Rose (2002) que apresenta três etapas para análises de imagens para a pesquisa: (1) seleção das cenas, (2) transcrição e (3) análise das cenas selecionadas, traçamos os caminhos para chegar ao objetivo pretendido. As análises são feitas a partir da identificação de cenas em que a hospitalidade/hostilidade é evidenciada, sendo assim uma amostragem intencional. As cenas foram assistidas pelo menos três vezes, no sitio da Rede Globo, para permitir a transcrição de algumas falas e análises dos momentos de hospitalidade/hostilidade. Os resultados apontam que o acolhimento aos visitantes evidencia a hospitalidade em várias dimensões e aspectos: sociocultural, doméstico e público. Nas cenas analisadas não há registro da hospitalidade profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Davi Alysson da Cruz Andrade, Universidade Federal do Maranhão Universidade de São Paulo

Doutorando em Administração (FEA/USP), na linha de Estratégia em Organizações. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (2007, PRODEMA/UFPB) e Bacharel em Turismo (2004, UFPB). Professor Assistente no Departamento de Turismo e Hotelaria, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA - Campus do Bacanga - São Luís). Vem realizando pesquisas e projetos sobre hospitalidade cultural e profissional, estratégia, hotelaria, planejamento e gestão de empresas e destinos turísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-31

Como Citar

da Cruz Andrade, D. A. (2013). A hospitalidade nos sertões de “Cordel Encantado”. Revista Hospitalidade, (2). Recuperado de https://revhosp.org/hospitalidade/article/view/512

Edição

Seção

Artigos