O “bem acolher” na prestação dos serviços turísticos de base comunitária do movimento de mulheres das Ilhas de Belém (MMIB), Belém-PA.

Autores

  • José Lúcio Bentes Nascimento Universidade Federal do Pará
  • Eduardo Lima dos Santos Gomes Universidade Federal do Pará
  • Jéssika Paiva França Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Hospitalidade. Turismo de Base Comunitária. Sociabilidade. Gênero.

Resumo

 

Este artigo analisa a hospitalidade no contexto do Turismo de Base Comunitária (TBC), apresentando a experiência do Movimento de Mulheres das Ilhas de Belém (MMIB) por tratar-se de uma organização social de gênero que vem desenvolvendo um trabalho de roteirização na ilha de Cotijuba, pertencente à região insular de Belém-PA. O objetivo central deste estudo foi avaliar elementos relacionados à hospitalidade durante a realização da trilha do MMIB, junto ao público de graduandos do 5º semestre do curso de bacharelado em turismo da Universidade Federal do Pará. A metodologia adotada envolveu estudos documentais e bibliográficos consistentes sobre as categorias TBC e hospitalidade, partindo da discussão de “espaço habitado”, favorável à compreensão de espaço compartilhado e propício a práticas de sociabilidade e interação entre homem e meio, apresentando como complementação metodológica a pesquisa de campo, cuja abordagem foi exploratória e qualitativa, envolvendo a observação participante. Ao término da investigação, foi possível identificar o papel de destaque apresentado pela hospitalidade local no processo de agregação de valor ao produto formatado pelo MMIB.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Lúcio Bentes Nascimento, Universidade Federal do Pará

Administrador graduado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestre em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (SC) - UNIVALI e especialista em Administração Hoteleira pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC-MG). Atualmente é docente - adjunto IV, Faculdade de Turismo e Administração, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), da Universidade Federal do Pará (UFPA). Experiência em docência e gestão do ensino superior nas áreas: administração pública, hospitalidade, hotelaria e turismo.

Eduardo Lima dos Santos Gomes, Universidade Federal do Pará

Professor Assistente II da Universidade Federal do Pará. Mestre em Planejamento do Desenvolvimento, especialista em Gestão Pública, Meio Ambiente e Planejamento e Bacharel em Turismo.

Jéssika Paiva França, Universidade Federal do Pará

Professora Assistente II da Universidade Federal do Pará. Mestre em Serviço Social da Universidade Federal do Pará. e Bacharel em Turismo.

Downloads

Publicado

2013-01-09

Como Citar

Nascimento, J. L. B., Gomes, E. L. dos S., & França, J. P. (2013). O “bem acolher” na prestação dos serviços turísticos de base comunitária do movimento de mulheres das Ilhas de Belém (MMIB), Belém-PA. Revista Hospitalidade, 9(2), 254–272. Recuperado de https://revhosp.org/hospitalidade/article/view/488