Custos e preço de venda: um estudo em restaurantes à la carte

Autores

  • Jaqueline de Fátima Cardoso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina-IFSC

Palavras-chave:

Custos, Preço de Venda, Restaurante, Gestão de Empreendimentos da Hospitalidade.

Resumo

O presente estudo objetiva descrever a apuração dos custos e sua relação com a fixação do preço de venda em restaurantes à la carte. Para contemplar tal objetivo, destacam-se os seguintes objetivos específicos: identificar como os custos/despesas variáveis são apurados nas preparações; verificar como os custos/despesas fixas são alocados nas preparações; e descrever como os preços de venda são definidos. Quanto aos procedimentos metodológicos, este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa descritiva e qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada a qual foi aplicada em três restaurantes. Os mesmos foram analisados qualitativamente. Os resultados mostraram que os custos dos insumos são apurados por todos os estabelecimentos, já a alocação dos custos indiretos nas preparações não é uma prática entre os restaurantes pesquisados. Observou-se que o sistema de custos deve ser adaptado a cada realidade, considerando o detalhamento necessário e os gastos oriundos da obtenção desse detalhamento, com vistas à relação custo x benefício. Para determinar o preço de venda, os restaurantes utilizam tanto métodos informais quanto métodos formais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline de Fátima Cardoso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina-IFSC

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). É professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC. Leciona nas áreas de Administração de Materiais, Custos, Teorias da Administração e Empreendedorismo. É pesquisadora do grupo Alimentação e Hospitalidade do IFSC. A área de pesquisa de interesse atual é redes de empresas. É professora pesquisadora da CAPES no Programa Universidade Aberta do Brasil do Ministério da Educação. Tem experiência profissional em administração de organizações privadas e públicas.

Downloads

Publicado

2011-12-15

Como Citar

Cardoso, J. de F. (2011). Custos e preço de venda: um estudo em restaurantes à la carte. Revista Hospitalidade, 8(2), 103–120. Recuperado de https://revhosp.org/hospitalidade/article/view/395