Práticas de inovações na área de hotelaria hospitalar: uma revisão sistemática da literatura

Autores

Palavras-chave:

Hotelaria Hospitalar, Práticas de Inovação, Revisão Sistemática de Literatura.

Resumo

O presente artigo buscou apresentar uma revisão sistemática da literatura sobre as práticas de inovação na área de hotelaria hospitalar, a partir das publicações das últimas duas décadas. Para isso, foi analisada a produção científica de 2000 a 2022, por meio da aplicação da Methodi Ordinatio. A Methodi Ordinatio é uma metodologia utilizada para a elaboração de revisão sistemática a partir de três critérios de análise, que são o número de citações do artigo, o fator de impacto da revista e o ano de publicação do artigo. Para atingir o objetivo desse estudo, foi realizada a busca efetiva nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde – BVS, Scopus, Web of Science e Speell, resultando em 304 artigos. Após identificar os artigos, foi aplicada a etapa 5 da Methodi Ordinatio. Essa etapa foi realizada com o objetivo de avaliar quais dos 304 artigos abordam o tema práticas de inovação na área de hotelaria hospitalar. Os resultados corroboram com a existência de um gap teórico, mesmo sendo a inovação e a hotelaria hospitalar, temas pertinentes e de interesse de estudiosos de diversas áreas do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Verônica Paz de Oliveira, Universidade da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ

Doutoranda em Desenvolvimento Regional, Linha de Pesquisa: Gestão das Organizações e Dinâmicas de Mercado (Unijuí, 2019). Mestre em Desenvolvimento: Área de Concentração: Gestão e Políticas de Desenvolvimento - Linha de Pesquisa: Integração Regional e Desenvolvimento Local Sustentável (Unijuí, 2007). Especialista em Didática da Educação Superior (Faculdade Senac Chapecó, 2015). Especialista em Manejo Sustentável de Agroecossistemas (Unijuí, 2006). Graduada em Turismo (Unicruz, 2003). Experiência como professora no curso de Administração da UnC (2011-2020), Campus Concórdia, na Faculdade de Tecnologia Pedro Rogério Garcia, FATTEP (2015-2017) e na Universidade de Cruz Alta, Unicruz, como coordenadora do Curso de Bacharelado em Turismo (2006-2011). Experiência profissional na área de hotelaria, como governanta em meios de hospedagem e no Hospital São Francisco/ Concórdia. Atualmente é professora na Faculdade Senac Concórdia. Docente em programas de Pós-Graduação Lato Sensu nas disciplinas Técnicas de Pesquisa.

Jorge Oneide Sausen, Universidade da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ, Rio Grande do Sul, (Brasil).

Possui Graduação em Administração pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI (1984), Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1991), Doutorado em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2002) e Pós-Doutorado em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas - EBAPE, da Fundação Getúlio Vargas - FGV-RJ (2011). Atualmente é Professor Titular no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ - Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação. Tem experiência na área da Administração, com ênfase na administração estratégica, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão estratégica, mudança e adaptação estratégica organizacional, estratégias competitivas, alinhamento estratégico organizacional, desenvolvimento local e regional, capacidades dinâmicas e capacidades absortivas.

Gloria Charão Ferreira, Universidade da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ, Rio Grande do Sul, (Brasil).

Pós-doutorado em Desenvolvimento Regional (UNIJUÍ/RS), bolsista CAPES/PNPD; Doutora em Gestão pela Universidade da Beira Interior (UBI/PT - 2017), título reconhecido no Brasil pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI/SC - 2017 - Conceito CAPES 5); Bolsista CAPES (2015-2017); Mestre em Administração na área de Gestão e Estratégia de Negócios pela Universidade Potiguar (UnP/RN - 2011); Pós-graduação - Especialização - em Gestão Inovadora de Pessoas e Equipes pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA/RS - 2007). Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA/RS - 1997). Com publicações incluindo capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais e internacionais, além de apresentações de trabalho em congressos nacionais e internacionais. Avaliadora de periódicos e líder de tema do EnANPAD e 3Es, Divisão ESO, em 2019 e 2020. Editora associada da Revista de Administração Mackenzie - RAM - Qualis CAPES A2 - SPECIAL ISSUE ABSORPTIVE CAPACITY, em 2019. Com experiência na área de Administração, atuando na docência e pesquisa dos seguintes temas: Capacidade de Absorção, Capacidades Dinâmicas, Inovação e Empreendedorismo, Gestão de Empresas Familiares, Desenvolvimento Regional e Métodos Quantitativos.

Downloads

Publicado

2023-01-12

Como Citar

Paz de Oliveira, V., Oneide Sausen, J., & Charão Ferreira, G. (2023). Práticas de inovações na área de hotelaria hospitalar: uma revisão sistemática da literatura. Revista Hospitalidade, 19, 494–518. Recuperado de https://revhosp.org/hospitalidade/article/view/1029

Edição

Seção

Artigos