PRAIA DO FAROL, COTIJUBA (PA), PERCEPÇÕES E USO PELO TURISMO

Autores

  • Grasiela Silva Amorim Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Vanessa Selles Guayanaz Almeida Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Fabrício Lemos de Siqueira Mendes Universidade Federal do Pará (UFPA) https://orcid.org/0000-0003-4387-8043
  • Helena Doris de Almeida Barbosa Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP)
  • Juliana Azevedo Hamoy Universidade Federal do Pará (UFPA)

Resumo

Os ambientes naturais, mais especificamente os litorâneos sofrem impactos positivos e deltérios devido a grande demanda de turistas por ambientes praianos. Este artigo analisa, através da percepção ambiental e turística dos moradores da Ilha de Cotijuba (PA), de que maneira a atividade turística está sendo praticada na Praia do Farol. E, quais os impactos negativos e positivos que estão sendo originados pela prática do turismo. O estudo foi realizado a partir da aplicação de questionários de caráter semiaberto e registro fotográfico. A pesquisa foi realizada na Ilha de Cotijuba, distrito de Belem (PA). Os resultados evidenciaram que há impactos negativos na praia do Farol, devido a presença de turistas e novos empreendimentos turisticos, podendo destacar a poluição e a modificação da área natural, para criação de novas pousadas e restaurantes. Porém a atividade turística na localidade possibilita a geração de trabalho e renda para a população local, contribuindo positivamente para a mesma. Os dados evidenciam que há necessidade de um planejamento estrutural que priorize desenvolver da melhor maneira o turismo na Ilha, coadunado com a preservação do meio natural, qualificação e otimização dos serviços oferecidos e assim possibilitar o desenvolvimento local e melhoria na qualidade de vida da população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Grasiela Silva Amorim, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Bacharel em Turismo

Vanessa Selles Guayanaz Almeida, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Bacharel em Turismo

Fabrício Lemos de Siqueira Mendes, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestrado em Zoologia pelo Museu Paraense Emílio Goeldi, Doutorado em Desenvolvimento Socioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA, com Estágio Doutoral no Museu Nacional de História Natural de Lisboa e no Museu Zoológico de História Natural da Universidade de Coimbra, em Portugal e Estágio Pós-Doutoral em Educação pela CAPES/DAAD em Freiburg (Alemanha). É Líder Grupo de Pesquisa Áreas Protegidas da Amazônia: usos e sustentabilidade (GPAPA). Participa como pesquisador no Grupo de Pesquisa: Biodiversidade, Gestão dos Recursos Naturais e Sociedade no Escudo das Guianas, da UFPA. Atualmente é Professor e Pesquisador da Faculdade de Turismo do Instituto de Ciências Sociais e Aplicada da UFPA. Tem experiência na Docência do Ensino Superior em Ecoturismo, Biologia Geral e Educação. 

Helena Doris de Almeida Barbosa, Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP)

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Pará (1986), Licenciada Plena em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (1991), Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (1993), Especialista em Desenvolvimento de Áreas Amazônicas pelo Naea UFPA, Mestre em Planejamento do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará (2000) e Doutora em Desenvolvimento Sócio-Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido do NAEA/UFPA (2009). Foi Vice-Diretora da Faculdade de Turismo da UFPA (julho 2014/julho 2016). Atualmente é Docente Aposentada e Pesquisadora/Docente Colaboradora da Faculdade de Turismo/ Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Pará e pesquisadora colaboradora do Museu Paraense Emílio Goeldi . Integra os Grupos de Pesquisa Gestão, Politicas Públicas e Planejamento em Turismo; Áreas Protegidas da Amazônia: Usos e Sustentabilidade (GPAPA); Biodiversidade, Gestão dos Recursos Naturais e Sociedade no Escudo das Guianas. É membro do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP), desde 2017, ocupando a cadeira nº 60. Atuou como vice-coordenadora estadual no Projeto de Capacitação Brasil, Meu Negócio é Turismo, através da UFPA, e Ministério do Turismo. Tem experiência nas áreas de Antropologia e Turismo, com ênfase em Organização Social, atuando principalmente nos seguintes temas: turismo, cultura, áreas protegidas, desenvolvimento, lazer, planejamento, pesquisa, ecoturismo e populações pan-amazônicas.

Juliana Azevedo Hamoy, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Pará (2012).Especialista em Planejamento e Gestão Pública do Turismo e do Lazer pelo Nucleo de Altos Estudos Amazonicos (NAEA) - UFPA (2015). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação de Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido - NAEA/UFPA. Doutoranda no Programa de Pós-Graduaçã em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (NAEA/UFPA). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superio (CAPES). Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em planejamento e políticas públicas. Atualmente pesquisa sobre o uso público em Unidades de Conservação.

Downloads

Publicado

2021-05-27

Como Citar

Amorim, G. S., Almeida, V. S. G., Mendes, F. L. de S., Barbosa, H. D. de A., & Hamoy, J. A. (2021). PRAIA DO FAROL, COTIJUBA (PA), PERCEPÇÕES E USO PELO TURISMO. Revista Hospitalidade, 18(01), 27–46. Recuperado de https://revhosp.org/hospitalidade/article/view/917