Percepção da população local sobre o fenômeno turístico: análises e reflexões (Teresina- PI)

Autores

Palavras-chave:

Percepção local, Destino Turístico, Teresina.

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de analisar como a população local percebe a prática da atividade turística no município de Teresina-PI. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma seleção dos principais atrativos turísticos naturais, culturais e artificiais da cidade, observando o processo de valorização dos mesmos por parte da população teresinense, para, com isso, contribuir com sugestões que possam fortalecer seu posicionamento e inserção no mercado competitivo atual, a partir de um processo de planejamento turístico que promova o envolvimento dos agentes sociais da localidade, no contexto do (re)conhecimento de suas potencialidades, uma vez que, a cidade de Teresina apresenta capacidade para o desenvolvimento da atividade turística.Para o desenvolvimento desta análise, foi realizado um levantamento bibliográfico. No segundo momento, foram visitados os órgãos públicos competentes, sendo desenvolvida posteriormente a pesquisa de campo com a população local.É importante destacar que em muitos momentos da pesquisa foram observadas contradições, bem como falta de conhecimento sobre os aspectos constitutivos de um destino turístico e seu papel no desenvolvimento da localidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ERMINIA MEDEIROS MACEDO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

É mestre em Turismo pela UnB-Universidade de Brasília e graduada em Turismo pela Universidade Federal de Pernambuco. Possui especialização em Planejamento e Gestão Organizacional, pela Universidade Estadual de Pernambuco e Planejamento e Gestão em Turismo, Hotelaria e Eventos, pela FAETE. Atualmente responde pela Coordenação de Turismo da Secretaria do Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Picos-PI. É professora efetiva dos Cursos de Administração e Turismo da Universidade Estadual do Piauí -UESPI. Atua como professora de cursos de pós graduação nas áreas de planejamento, gestão e elaboração de projetos, metodologia da pesquisa E planejamento de eventos,.Ocupou os cargos de Diretora de Planejamento Turístico , Diretora de Operações e Marketing e Coordenadora de Captação e de Produção em Eventos da Secretaria Estadual de Turismo do Piauí. Atuou como professora do curso de graduação em turismo em diversas instituições de ensino superior privadas (Faculdade Piauiense, FAETE e AESPI, FAMA) .

Downloads

Publicado

2016-12-16

Como Citar

MACEDO, E. M., & ROCHA, A. M. (2016). Percepção da população local sobre o fenômeno turístico: análises e reflexões (Teresina- PI). Revista Hospitalidade, 13(2), 391–404. Recuperado de https://revhosp.org/hospitalidade/article/view/653

Edição

Seção

Artigos