A hospitalidade sexual urbana na relação viajante-residente

Autores

  • Ricardo Lanzarini Universidade de São Paulo (USP)

Palavras-chave:

Hospitalidade, Viagem, Prazer sexual, Anonimato urbano, Homens.

Resumo

Este artigo é parte da minha pesquisade doutoramento, realizado entre 2009 e 2013, sobre homens de identidade socialheterossexual que, em viagens a trabalho, buscam interações sexuaishomoeróticas. Aqui apresento o modo como os grandes centros urbanos tornam-sehospitaleiros às manifestações de comportamento sexual fora dos padrões convencionadospelas normas sociais e morais que constituem a sociedade brasileira. Paratanto, o método adotado é etnográfico com pesquisa participante e a realizaçãode entrevistas para compreender o processo de busca e encontros sexuais entre homensbrasileiros durante viagens profissionais nas cidades de São Paulo/SP,Florianópolis/SC, Curitiba/PR, Porto Alegre/RS, Campo Grande/MS e Lisboa,Portugal. Os principais resultados encontrados foram: a identificação de umacomunidade imaginada onde esses homens se socializam entre semelhantes,encontrando no anonimato urbano uma forma de hospitalidade à divergência dasnormas sociais que regulam seus comportamentos sociais e familiares, além debuscarem prazer sexual como uma forma de compensação da rotina, tornando-separte da viagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Lanzarini, Universidade de São Paulo (USP)

Bacharel em Turismo e Doutor em Ciências Humanas. Pesquisador Bolsista CNPq em Pós-doutoramento pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

Downloads

Publicado

2013-06-23

Como Citar

Lanzarini, R. (2013). A hospitalidade sexual urbana na relação viajante-residente. Revista Hospitalidade, (I). Recuperado de https://revhosp.org/hospitalidade/article/view/508

Edição

Seção

Artigos