Imagem e olhar em pesquisa: para além do visível

Autores

  • Maria Esther Fernandes Centro Universitário Uni Facef Faculdade de Ciências Econômicas Administrat, Curso de Psicologia e Comunicação, Departamento de Comunicação.

Palavras-chave:

Imagem. Olhar. Pesquisa.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo demonstrar que a utilização de imagens fotográficas como material e como instrumental de pesquisa permite ao pesquisador ir além da imagem para compreender sua riqueza, uma vez que ela traz subentendida uma gama de significados ocultos, os quais só quem vivenciou a pesquisa tem condições de fazer aflorar. Sendo a imagem apenas parte do todo capaz de ser percebido pelo olho humano, ao se utilizar da fotografia como uma fonte a mais para a leitura da realidade, o pesquisador vai se cercar dos recursos de que dispõe, de modo a ser capaz de transformar um objeto inerte (fotografia) numa linguagem plena de significação. Tal como o artesão, vai tecendo os fios das teorias, das técnicas e da epistemologia, aguçando sua percepção e sua sensibilidade, de modo a ver além daquilo que está à sua frente, de enxergar o que até então não se revelara diante de seus olhos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Esther Fernandes, Centro Universitário Uni Facef Faculdade de Ciências Econômicas Administrat, Curso de Psicologia e Comunicação, Departamento de Comunicação.

possui graduação em Ciências Sociais Campus de Presidente Prudente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1968), mestrado em Escola de Comunicações e Artes pela Universidade de São Paulo (1976) e doutorado em Escola de Comunicações e Artes pela Universidade de São Paulo (1986). Atualmente é professor titular do Centro Universitário Uni Facef Faculdade de Ciências Econômicas Administrat. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Rural e Urbana, atuando principalmente nas seguintes áreas: pesquisa de campo, exclusão social e violência, diversidade cultural.

Downloads

Publicado

2011-12-15

Como Citar

Fernandes, M. E. (2011). Imagem e olhar em pesquisa: para além do visível. Revista Hospitalidade, 8(2), 38–51. Recuperado de https://revhosp.org/hospitalidade/article/view/468